Portanto decidir escrever um pouco sobre esta técnica tão pouco conhecida, mas que pode ser benéfica para muitas pessoas!
O Rolfing é um método, que busca equilíbrio e conforto corporal, através de uma terapia manual e educação pelo movimento.
Podemos dizer que o método Rolfing é uma terapia da gravidade. A gravidade é uma força que atua ao longo de toda a nossa vida, e ao nos relacionarmos com ela criamos adaptações posturais e de movimento que organizam a nossa individualidade e a nossa relação com o mundo. Fatores como coordenação motora, simetria e orientação espacial determinam como criamos eixos na gravidade para nosso equilíbrio.
O corpo humano é sempre adaptativo e para manter a sobrevivência criamos compensações para manter o fluxo da vida. Todos nós desde a mais tenra idade passamos por impactos que influenciam nossa adaptabilidade. Desde as primeiras quedas infantis, até acidentes e traumas, podem influenciar a maneira como nos adaptamos. Algumas adaptações podem ser feitas com grande sucesso nos levando ao equilíbrio, e outras ao contrário podem nos desequilibrar causando desconforto físico, gerando dores crônicas, má postura, desvios de coluna, baixa de energia entre outras tantas coisas que não cabe aqui enumerar.
Ida Rolf, a criadora do método, era PhD em bioquímica pela Universidade de Columbia, e pesquisou e estudou a relação do corpo humano com a gravidade, sendo a primeira cientista a chamar atenção do papel do tecido conjuntivo na organização dos espaços corporais e na biomecânica do movimento na relação com a gravidade.
O tecido conjuntivo ou fascia é o tecido que interliga todas as estruturas do corpo, e foi chamado por ela de órgão da estrutura. É através deste tecido que o corpo organiza linhas de transmissão de peso para se equilibrar na gravidade. Os impactos sofridos pelo corpo chegam primeiro a esse tecido para depois serem transmitidos aos músculos, ossos, e órgãos internos. Por ser o tecido conjuntivo primário na organização da forma e do movimento do corpo, é através do seu reequilíbrio espacial e funcional que o Rolfing restaura a saúde estrutural do corpo.
Enquanto uma terapia manual o Rolfing tem um toque único, capaz de mudar a forma do corpo, desfazendo lesões e fixações do tecido conjuntivo potencializando a harmonia e a vitalidade corporal. Enquanto um método de educação do movimento trabalha a auto percepção, e a relação do individuo com as sua funções primordiais e a sua relação com os espaços que ocupa em sua vida cotidiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário